quinta-feira, 31 de julho de 2008

O homem do som

Imagens da Toca por dentro e por fora. Confira no vídeo, a vista de Santa Teresa (RJ) do estúdio e a galera conversando sobre "o microfone".

Denílson Campos

Aqui no blog, você conhece um pouco sobre a turma que acompanha Lenine há um tempão. A cada semana , um perfil novo. Confira!





O engenheiro de som, Denílson Campos trabalha em estúdios desde 85, mas foi o ano de 92 que marcou o início da parceria com o Lenine. “O conheci através do Suzano e fizemos nós três o ‘Olho de Peixe’ (93). Alguns anos e alguns shows depois no Brasil e no exterior, Lenine lança seu primeiro CD solo, ‘O dia em que faremos contato’ (96/97). A partir daí, tenho acompanhado o Lenine como técnico de PA em todas as turnês, tanto no Brasil como no mundo”, diz.

Paralelamente ao trabalho com música, comecou a fazer edição de som e mixagem de documentários para cinema em seu próprio estúdio de mixagem. Nele já finalizou, por exemplo, “O Avesso da Bossa" e "7 x Bossa". “No momento estou começando a edição do filme que comemora 25 anos de carreira dos Titãs”, revela.

Exclusivamente como engenheiro de gravação e mixagem trabalhou até 92, quando montou seu estúdio de masterização. “Neste período trabalhei com artistas como Marisa Monte, Marina, Barão Vermelho, Moska, Zizi Possi, Ivan Lins, Milton Nascimento, Gal Costa, Roberto Carlos, Celso Fonseca, Marcos Suzano, Paulo Moura, Boca Livre, Ana Carolina, Carlinhos Brown, Titãs, Gilberto GIl, Baby Consuelo, Tom Jobim, Leila Pinheiro, Guinga, Vulgue Tostoi, Grupo Corpo (trilha composta por Lenine e Jr.Tostoi), entre outros”, enumera.

Nas fotos, o fera em dois momentos: relax gravando a voz no orquidário e pilotando a super sala de mixagem do Real World.

terça-feira, 29 de julho de 2008

A Parede do Som



Na foto, Lenine com Mário Moura, contra-baixista da PLAP (Pedro Luís e a Parede). A PLAP já é da família. Eles participaram do disco Na Pressão e agora, em Labiata tocaram nas faixas “A Mancha” (Lenine/Lula Queiroga) e "É fogo".
Lenine acaba de produzir também o novo cd da banda, que chega em breve nas lojas. Para conhecer mais sobre eles acesse: www.plap.com.br

segunda-feira, 28 de julho de 2008

Tenda da Raposa



Para a gravacão da Plap, foi alugado o estúdio Tenda da Raposa, que fica em Santa Teresa, no Rio de Janeiro. Olha o visual...



sexta-feira, 25 de julho de 2008

quinta-feira, 24 de julho de 2008

O naipe!



Da esquerda para a direita :
Batata (assistente estúdio), JR Tostoi (produtor/guitarra), Zé Canuto (sax), Denilson Campos (Engenheiro de Som), Lenine, Jessé Sadoc (trompete), Serginho (trombone), Aldivas Ayres (trombone) e Berg (roadie).

quarta-feira, 23 de julho de 2008

É fogo

Parceria com o amigo Carlos Rennó, "É Fogo" teve a participação luxosa de um naipe de metais. Serginho Trombone fez o arranjo e tocou trombone e solo. Zé Canuto tocou sax soprano, Jessé Sadoc no trompete e Aldivas Ayres no trombone. A gravacão teve direito a um coro com a galera toda gritando, é fogo! Confira aqui um momento astral da gravação.

terça-feira, 22 de julho de 2008

Spot

Imagens feitas pelo diretor Rodrigo Pinto durante a sessão de capa com a fotógrafa Nana Moraes. As imagens foram usadas no spot comercial da trilha da novela "A Favorita", cuja música "É o que me interessa" faz parte. Aguarde o making of do disco no site novo!

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Labiata na pele

Rainha




O título do sexto álbum solo de Lenine, Labiata, remete a um tipo nordestino de orquídea que o compositor é apaixonado. Cattleya Labiata é uma espécie que, no final do verão e princípio do outono, enfeita os orquidários com as suas flores. Seu perfume é exalado principalmente na parte da manhã. Ele é tão característico que podemos chamar de "perfume das Cattleyas". A espécie é considerada "Rainha do Nordeste Brasileiro".

Mora no Rio de Janeiro e também adora esse tipo de planta? Não deixe de passar na Exposição de Inverno de Orquídias que acontece de 18 a 20 de julho, na Praça Central do São Conrado Fashion Mall. A entrada é gratuita e vai até o próximo domingo (20). São mais de 140 espécies de toda parte do mundo e algumas estarão à venda.

quinta-feira, 17 de julho de 2008

Baú de canções



Na reunião de criação da direção de arte de Labiata, com a equipe da Tecnopop, Lenine conta um pouco sobre o processo de criação deste disco:

“Cada canção era feita na noite anterior de sua gravação. Fazia um borrão, que chamava de monstro, um monstro de violão e voz. Chegava aqui no estúdio à tardinha, montava a forma dela e esquecia. Depois quando tinha um universo de 14, 15 canções, parei para ouvir e disse ‘ok’! Vamos começar a pré-produzir.

Toda vez que começava a fazer um disco, já tinha 50% dele já produzido, porque eu já vinha compondo e tinha meu baú de canções. Dessa vez eu não recorri a ele.”

Para ver mais um trecho dessa conversa assista ao vídeo!

quarta-feira, 16 de julho de 2008

Carlos Núñez e Lenine

Carlos Núñez no MiniStereo, estúdio onde a maior parte de Labiata foi gravado. O músico tocou os instrumentos ocarina e gaita de fole na música “Ciranda Praieira”.




terça-feira, 15 de julho de 2008

Notas musicais



O blog do jornalista Mauro Ferreira, contou novidades sobre o novo álbum, Labiata. Confira:

"Lenine vai apresentar 11 músicas inéditas - compostas com parceiros como Braulio Tavares, Carlos Rennó, Dudu Falcão, Lula Queiroga e Paulo César Pinheiro, entre outros - em seu sexto álbum solo, Labiata, o primeiro de repertório inédito desde Falange Canibal, de 2002." Aqui na foto, Lenine, o presidente da Universal José Éboli e sua empresária Leninha Brandão. Leia a nota completa no Notas Musicais!

segunda-feira, 14 de julho de 2008

Carlos Núñez

Lenine é um ser gregário. Em toda sua carreira, o músico sempre esteve rodeado de músicos e pessoas bacanas. Em Labiata não foi diferente. Neste trabalho, Lenine teve a oportunidade de convidar pessoas muito talentosas para estar no estúdio com ele.

Carlos Núñez é responsável pelos instrumentos ocarina e gaita de fole na música “Ciranda Praieira” de autoria de Lenine e Paulo César Pinheiro, uma das faixas de Labiata. Lenine e Carlos Nunes têm amigos em comum na Galícia desde 1994, mas foi uma palestra de Núñez sobre a relação da gaita de fole e a sanfona na Casa de España (RJ) que os aproximou. “Aproveitei que já estava pensando no disco e perguntei se ele não queria fazer algo comigo. Ele aceitou na hora”.

Para saber mais sobre a carreira do músico galego, visite o site oficial!

Aqui você pode ver alguns momentos quando Carlos esteve no estúdio em abril de 2008 para gravar sua participação na música.




sexta-feira, 11 de julho de 2008

Animação no estúdio

Encantado com o curta metragem “Até o sol raiá” do Estúdio Fantoche , Lenine aproveita uma reunião com a turma da Tecnopop que está fazendo o projeto gráfico e o site novo dele, para mostrar algumas imagens deste belo trabalho de animação.

E se você curte este universo e mora no Rio ou SP não deixe de conferir o Anima Mundi , um dos maiores festivais de animação do mundo.

No estúdio:


Trailer curta:

quarta-feira, 9 de julho de 2008

Receba conteúdo automaticamente

Quer ver o encontro do Lenine com seus convidados? Assistir ele cantando no orquidário? Tirando fotos para capa do novo disco? Então inscreva o feed do blog para receber tudo isso automaticamente.

Para começar o que é isso? O feed, também conhecido como RSS é um conteúdo freqüentemente atualizado e publicado por um site. Para obter esse conteúdo automaticamente, você deve inscrever-se em um feed. A vantagem é que você não precisa ir até o blog para saber quais são as novidades. O blog vai até você.

Você pode se inscrever para receber os posts e até os comentários para acompanhar o que a galera está falando. Como? Vá no final do blog e clique neste símbolo laranja.



Ao clicar você tem as opções de assinar pelos programas sugeridos como Igoogle ou clicar em ATOM para usar o leitor de feeds da Microsoft.

terça-feira, 8 de julho de 2008

domingo, 6 de julho de 2008

Dedilhando...

Lenine, entre uma gravação e outra, toca na guitarra Dobro Fender, que Tostoi comprou no México.





sábado, 5 de julho de 2008

MiniStereo





E mais alguns detalhes do estúdio do Tostoi, onde grande parte de "Labiata" foi gravado.

sexta-feira, 4 de julho de 2008

No estúdio



Já se cadastrou no site oficial? Acesse e receba informações exclusivas!

No www.lenine.com.br basta preencher o cadastro que você receberá um e-mail com o link para baixar a música "É o que me interessa" na íntegra e com qualidade. Efetuando o cadastro, você fará parte do mailing do artista e receberá notícias por e-mail.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

Por dentro do MiniStereo



O MiniStereo, onde a maior parte de Labiata foi gravado, virou praticamente a segunda casa de Lenine. JR Tostoi (produtor do álbum juntamente com Lenine) é o dono do estúdio que funciona numa casa no Jardim Botânico. Aqui vocês conferem detalhes do local. Além da vista, vejam só os amuletos espalhados por todo canto.

Para quem não conhece o trabalho de Tostoi, que toca guitarra com o cantor há oito anos, vale visitar o MySpace dele!





quarta-feira, 2 de julho de 2008

terça-feira, 1 de julho de 2008

Download gratuito no site!

No site oficial, você já pode fazer o download gratuito da música "É o que me interessa". Basta preencher o cadastro que você receberá um e-mail com o link para baixar a música na íntegra. Para ver vídeos exclusivos, acesse o canal no YouTube e fique ligado que o novo site vem por ai!

Internautas fazem web clipes



“É o que me interessa”, composta por Lenine e Dudu Falcão, fará parte do novo álbum “Labiata” que está sendo mixado na Inglaterra nos estúdios Real World, de Peter Gabriel. O tema da personagem de Patricia Pillar na novela A Favorita (Rede Globo) vem inspirando os internautas. No You Tube já pipocam vídeos que usam a música como trilha sonora. O mais acessado ultrapassa 8.000 views.

Confira alguns dos vídeos incríveis feitos pelos fãs. Clique para assistir:
Vídeo 1
Vídeo 2

Os web vídeos têm versões legendadas, com imagens românticas, fotografias de natureza, fotos pessoais, imagens abstratas... A galera está abusando na criatividade. E você? Faça também sua versão e coloque o link nos comentários! Para vocês, a letra completa:

É o que me interessa (Lenine /Dudu Falcão)

Daqui desse momento
Do meu olhar pra fora
O mundo é só miragem
A sombra do futuro
A sobra do passado
Assombram a paisagem
Quem vai virar o jogo
E transformar a perda
Em nossa recompensa
Quando eu olhar pro lado
Eu quero estar cercado
Só de quem me interessa
Às vezes é o instante
A tarde faz silêncio
O vento sopra a meu favor
Às vezes eu pressinto
E é como uma saudade
De um tempo que ainda não passou
Me traz o seu sossego
Atrasa o meu relógio
Acalma minha pressa
Me dá sua palavra
Sussurra em meu ouvido
Só o que me interessa
A lógica do vento
O caos do pensamento
A paz na solidão
A órbita do tempo
A pausa do retrato
A voz da intuição
A curva do universo
A fórmula do acaso
O alcance da promessa
O salto do desejo
O agora e o infinito
Só o que me interessa

Créditos:
Lenine – violão, percussão, voz
JR Tostoi – guitarra, edição, programação, efeitos, samplers
Guila - baixo
Arthur Dutra - vibrafone