quinta-feira, 14 de agosto de 2008

"Samba e Leveza"

Esta música foi composta a partir de fragamentos de manuscritos de Chico Science. Estes foram apresentados a ele por Goretti, a irmã do músico. Goretti procurou Lenine e mostrou a caderno do irmão. A partir de alguns fragmentos, Lenine criou a letra e a música da canção que é, na verdade, uma homenagem ao amor fraternal.

"Goretti contou que, um pouco antes do acidente, o Chico tinha voltado da França e estava como em lua-de-mel, apaixonado. Cantava uma música que estava fazendo e que tinha essa peculiaridade. Goretti me abriu o livro de manuscritos dele e me mostrou esses fragmentos. Ela me pediu pra fazer a parceria dizendo: ‘Essa canção tem que ganhar o mundo’. Foi um pedido tão delicado e emocionado, que fui em frente. Samba e Leveza é uma canção dedicada à Goretti", relembra Lenine.

Embora os artistas nunca tenham cruzado suas obras em vida, a faixa é um tributo ao grande nome do mangue beat. “Tenho uma admiração profunda pelo trabalho do Chico e da Nação Zumbi. Eles revolucionaram a música brasileira”, diz.

2 comentários:

Marcia Cruz disse...

A música já tem um nome muito especial. "samba e leveza" já revela no nome a sensibilidade que Lenine tem para as coisas especiais. Como a preocupação em preservar uma espécie de orquídea, como a preocupação e o engajamento de preservar o que a música brasileira tem de melhor e reinventá-la com sua criatividade inovadora...
Este é com certeza um disco muito particular!!!
Não vejo a hora de poder ouví-lo!

Mecka disse...

Que lindo!
Abraço,
Ana(Salvador)