terça-feira, 23 de setembro de 2008

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Nasceu!

Já está no ar o site novo do Lenine!
www.lenine.com.br
Todas as novidades, a partir de agora, você encontra lá, no Youtube e em breve, no novo MySpace do cantor.
Esperamos revê-los na casa nova. Valeu!

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Concentração



Está chegando a hora...

Para todo mundo que já não aguenta mais de tanta curiosidade para ouvir Labiata, uma ótima notícia: o cd chega nas lojas no final desta semana! Até sexta-feira, o site novo do artista estará no ar, com muitas fotos, vídeos e novidades! Fiquem ligados também nos jornais e revistas de sua cidade, pois as primeiras matérias sobre o disco serão publicadas esta semana.



O orquidário de Lenine, já com as plantinhas dentro

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

No Reino Unido


sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Bastidor do bastidor



Sabem aquelas fotos de making-of que são postadas no blog no meio de uma turnê? Pois agradeçam a Andrea Comodo, a produtora de Lenine. Mas este é apenas uma das muitas atribuições da moça. Ela é responsável pela produção da infra-estrutura dos shows com a ajuda precisa do Lula e também coordena a equipe e banda durante shows, turnês, ensaios e gravações. Está na turma desde 2003. “É um grande prazer e um grande orgulho trabalhar com Lenine”, resume.

Andrea adora escrever nos blogs e contar o que rola nos bastidores. Na bagagem, ela acumula histórias bacanas e momentos inesquecíveis dentro e fora do país. Dois shows considerados “memoráveis” pela produtora: o encerramento do Falange Canibal (2003) e do Incité (2006), ambos no Circo Voador, no Rio.



“Quando vejo um artista como o Lenine e a banda sendo aplaudidos e voltando para o palco várias vezes em shows fora do Brasil vejo que a boa música não tem fronteiras”, diz. Outro momento pra lá de especial foi em 2005 no Zenith: um coro de 1500 crianças francesas e a Orchestre National d’Ile de France cantava um repertório de canções do Lenine. Emocionante.

Ela relembra que todo o processo, desde os primeiros ensaios até os minutos antes de entrar no palco, foram incríveis: “Quando ele passou pelo backstage e as crianças estavam enfileiradas esperando para entrar no palco elas gritavam ‘Lenine ! Lenine !’... juro que não sei como ele aguentou ... a cada break que tinha ele respirava fundo para segurar a emoção”, conta.

Para ler sobre essas e muitas outras histórias, ficar por dentro das datas dos shows e ter acesso a conteúdo inédito e exclusivo, a produtora dá a dica: “Continuem acessando o site, o canal do You Tube e MySpace”.

Os graves de Guila



Gentileza, companheirismo e acima de tudo bom humor. Esses são os valores que o baixista Guila se orgulha em compartilhar com a banda. Ele conta como entrou para a turma em 2005. “A surpresa foi encontrar, por indicação do Tosta (JR Tostoi), essas pessoas tão especiais. E dividir com eles tantos, e tão diversos, encontros, cenários e sabores por esse mundo afora”, diz.

Para ele, é sempre emocionante dividir o palco com os eventuais convidados: “É sempre engraçado no final de turnê, a música surpresa que a gente puxa sem avisar o Lenine.”



Um dos projetos paralelos é a banda Grave!. Pense numa mistura ousada, unindo a energia da música eletrônica ao swing do reggae. Mescle a uma “poção” rock, em que bateria e percussão, programações e loops se misturam. Assim é o som.

Sobre os comentários no blog: “Eu adoro, principalmente quando a gente tá longe”. Ou seja: continuem se manifestando!!”

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Real World 360°

Lenine foi mixar o disco no Real World. É o estúdio do músico Peter Gabriel, ex-Genesis. Além dos melhores equipamentos sonoros, o estúdio tem como característica ímpar ser no meio de uma área rural. Tostoi filmou o estúdio por dentro! Confira abaixo:

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Uma forma de oração

“Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma. Até quando o corpo pede um pouco mais de alma”. Para o técnico de monitor Juarez Barbosa, Bigú para os íntimos , esse trecho representa mais que uma letra, é sua oração. “Para mim a música Paciência é como se fosse uma oração e sempre que ouço me leva a refletir sobre a minha vida”, diz.



Sobre sua função de fazer a mixagem dos instrumentos e a voz do Lenine para os músicos e o cantor no palco, ele faz uma comparação inusitada: “Eu sempre digo que trabalhar com bons músicos é como fazer comida , se os ingredientes são de boa qualidade , certamente a comida sairá saborosa!!!”

Bigú trabalha com o Lenine desde agosto de 2006 cuidando da monitoração dos músicos. O famoso “retorno”, que enlouquecia Tim Maia. “Todos precisam se ouvir para ter o melhor desempenho naquilo que fazem, e saber em qual parte a música se encontram. E sou o responsável por isso!”, explica o operador de áudio que paralelamente ao trabalho com Lenine desenvolve um projeto de suporte e confecção de cabos para interligação de aparelhos em estúdios de gravação e shows.

Equipe afinada

Ele é o responsável pela montagem de palco e a afinação dos instrumentos do Lenine e Tostoi. Estamos falando de Berg. Em 1999, ele passou a integrar a equipe do “galego” depois de trabalhar com Chico Science e Nação Zumbi. É também é roadie de Roberta Sá, mas quando a agenda permite.



Berg também trabalha no MiniStereo e em outros estúdios. Com os instrumentos de Guila e Pantico, conta com a parceria do outro roadie, Tan. “Uma história engraçada foi quando estávamos na Europa e o Pantico me perguntou o que faltava para o Pedro Sá (antigo guitarrista) passar o som. Respondi: ‘Ele acordar’ . Pedro estava dormindo com a guitarra no praticável da bateria!”, diverte-se

terça-feira, 9 de setembro de 2008

Extra! Extra! Extra!

Hoje de manhã, Lenine viu pela primeira vez o cd Labiata pronto. E nós estávamos lá, para documentar este momento emocionante e dividir com vocês.



Veja também aqui a audição do disco para a equipe da Universal Music.

segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Lula & Robson: palco e luz

Continuando nossa série sobre a turma que acompanha o Lenine na estrada, hoje vamos falar de dois feras.

Lula Ferreira é Tour Manager de Lenine desde o projeto Acústico MTV. Trabalhou com o cantor em diferentes shows pelo Brasil. Vários palcos e uma descrição: “Maravilhoso”. E muitas apresentações marcantes ainda virão. “É muito bom trabalhar com ele, porque além de ser um grande artista é uma excelente pessoa. Ainda tem na equipe pessoas incríveis e unidas”, resume o produtor técnico. Para ele, a união da galera é fundamental para um trabalho harmonioso.



Aliás, harmonia que para Robson de Cassia é "manifestada por Lenine em tempo integral". O Light Designer , responsável pela luz dos shows, está na equipe do cantor desde 2003. Para sermos mais exatos, desde dia 14 de junho. Um dia marcante: “A partir do primeiro dia de convivência percebi que estaria interagindo com detentor de uma inteligência emocional e intelectual rara e de uma espiritualidade elevadíssima”, resume.



De música a moda. São mais de 20 anos dedicados à iluminação com trabalhos realizados na Europa, Américas e África. Ele assinou projetos de iluminação em espetáculos, concertos musicais e no carnaval carioca. Robson já criou concepções de luz para o teatro e TV. No seu currículo, cursos na École Européenne Supérieure des Arts et Techniques du Spectacle na França.

Com tanto tempo de estrada, as histórias são incontáveis. Esta é uma das favoritas: “No meu aniversário, 26 de julho, estávamos fazendo show em Ouro Preto. No meio do show fui surpreendido pelo Lenine convocando o público para cantar parabéns pra mim.... foi gratificante e emocionante...”.

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Pré-venda de Labiata

Começou a pré-venda do novo álbum de Lenine. Labiata tem 11 composições inéditas, parcerias com Arnaldo Antunes, Chico Science, Paulo César Pinheiro, Lula Queiroga, entre outros. O álbum foi mixado nos estúdios do cantor Peter Gabriel, na Inglaterra. Confira onde você pode encontrar o disco em primeira mão:

Na loja virtual da Universal Music aqui.

Americanas.com

Fnac.com

Livraria Cultura.com

Saraiva.com

Siciliano.com

Submarino

Videolar.com

quinta-feira, 4 de setembro de 2008

A contra capa!

quarta-feira, 3 de setembro de 2008

terça-feira, 2 de setembro de 2008

Personagens campestres


JR Tostoi, Lenine e Denilson Campos.



Um ouvinte especial

A voz


Atualmente, com a tecnologia ao alcance de todos, gravar um disco pode ser feito em qualquer lugar. Basta um bom microfone, um bom computador com os devidos programas e um bom engenheiro de som. Por isso, nada mais natural, que as vozes de Labiata fossem gravadas no novo orquidário do cantor. Um lugar que Lenine construiu especialmente para hospedar suas centenas de espécies de orquídeas.
Ele subiu a serra com Denilson Campos, engenheiro de som e JR Tostoi, o produtor do disco e lá ficaram durante alguns dias, até que todas todas as faixas do disco ganhassem sua voz final.

A capa



Direção de arte: Raul Mourão e Theo Carvalho, da Tecnopop.