quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pantico Rocha



“Cada show é uma emoção. Essa talvez seja a fórmula pra tocar a tanto tempo com esse grupo”, sintetiza Pantico Rocha. E olha que já são mais de 15 anos como baterista e percussionista de Lenine. Para o músico cearense-carioca é um “prazer inenarrável” tocar com o galego.

A carreira de Pantico começou na primeira metade dos anos 80 no Ceará. Foi integrante do Quinteto Agreste, com quem gravou o LP Pássaro de luz e montou o projeto instrumental da Banda Officina. No Rio de Janeiro, tocou com artistas consagrados como Maria Bethânia até chegar à banda de Lenine.

[Fotos: Na turnê Acústico (acima) e no Estúdio MiniStereo (RJ). A dupla confere o resultado da gravação da bateria para Labiata.]



Em 2007, lançou o CD “O barulho do sol do meio-dia” que conta com a participação de Lenine na faixa “Sambinha de chinela”. Entre os músicos do álbum estão os companheiros de banda JR Tostoi (produção e guitarra) e Guila (baixo). Confira o som no MySpace!

São onze canções em parceria com o letrista Marcus Dias. Os dois se conheceram quando Pantico trabalhou na produção do disco de Marcus e Isaac Cândido, “Algo sobre a distância e o tempo” (2005) e a dupla já acumula mais de 30 composições. Além de compositor, baterista, cantor (sim, ele assume os vocais no disco!), Pantico também está produzindo o CD do grupo Policarpo e a Estrela de Madureira. O lançamento está previsto para o segundo semestre deste ano.

Making-of da capa: parte 2

Um giro 360 graus pelo set das fotos.


terça-feira, 26 de agosto de 2008

Através das lentes

Confira o making-of das fotos do próximo disco!




Quem comandava o set era a fotógrafa Nana Moraes, antiga amiga de Lenine e profissional mais que experiente para fazer o mais tímido se tornar um top model para as lentes. Além dela, o diretor de arte do projeto Raul Mourão ajudava a turma a criar os cliques mais bacanas.

Veja aqui, o clima do dia das fotos, no estúdio da Nana, em Santa Teresa (RJ).

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Continuação



No dia 27 de maio, Lenine chegou bem emocionado ao estúdio MiniStereo. O motivo? As participações do dia: Bruno Giorgi , João Cavalcanti e Bernardo Pimentel, seus filhos. O trio participou da gravação da faixa “Continuação” que encerra o disco Labiata.

“Bacana poder dividir aquele momento lá no estúdio e vê-los. O João já um profissional da música, o Bruno já está no caminho, tem seu estúdio e já faz música na UniRio, o Bernardo, que é o mais novo, é um apaixonado e ótimo jogador de basquete, mas é superafinado. Eu vi os meninos se divertindo ali e cantando juntos, fiquei muito emocionado”, revela Lenine. O clima não poderia ser mais família.



quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Labiata no Orkut



Labiata agora também está no Orkut! O perfil Lenine Labiata foi criado. Nele, vamos disponibilizar fotos e vídeos dos bastidores da gravação. Adicione-o ao seu grupo de amigos, deixe seu recado e fique sabendo das novidades sobre o lançamento do novo albúm !

terça-feira, 19 de agosto de 2008

Turnê Labiata: datas confirmadas!



Em São Paulo, Lenine se apresenta dias 30, 31 de outubro e 1º de novembro no Sesc Pinheiros. Já em Salvador o show “Labiata” acontece dias 7 e 8 de novembro no Teatro Castro Alves. Dias 22 e 23 a apresentação é no Teatro da UFPE, em Recife. E os cariocas vão poder assistir o novo show dia 29 de novembro, no Vivo Rio.

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

China



China é um dos mais talentosos e carismáticos artistas da nova geração de músicos pernambucanos. Foi vocalista da banda Sheik Tosado e agora tem um trabalho solo, além de ser o crooner do Del Rey. A banda interpreta clássicos da Jovem Guarda. Ele lançou recentemente o cd solo “Simulacro” misturando psicodelismo, samba e rock brasileiro dos anos 60.

Lenine, fã da sua performance, resolveu convidar o rapaz para cantar numa canção de Labiata. “Um puta talento, grande músico. Cara que tem um astral incrível e que no palco é um monstro”, elogia. “Acho que ele escolheu a música certa pra mim. É bem no estilo que eu gosto e tem o tom que se encaixa perfeitamente com a minha voz. Gravar essa música foi uma delícia. Estava o maior clima família no estúdio, os filhos de Lenine estavam lá, os nossos amigos também”, contou China por e-mail pra gente.



A música escolhida foi “Excesso Exceto”, uma bela parceria de Lenine com Arnaldo Antunes. China e Lenine já dividiram o palco juntos, mas a parceria musical é inédita. “A letra da canção é concreta, direta e muito forte. Fiquei muito feliz com o resultado”, diz o crooner do Del Rey. Mas afinal, como eles se conheceram? “Não sei direito...talvez nos backstages de shows, mas a gente se aproximou mais no bloco de carnaval Quanta Ladeira, e a identificação foi imediata por conta do humor peculiar que nós temos em comum. Resumindo, somos da gréa, né? No fim das contas, as joínhas sempre se dão bem”, brinca.


Para conhecer o trabalho do China acesse:
www.chinaman.com.br
www.myspace.com/chinaina

"Samba e Leveza"

Esta música foi composta a partir de fragamentos de manuscritos de Chico Science. Estes foram apresentados a ele por Goretti, a irmã do músico. Goretti procurou Lenine e mostrou a caderno do irmão. A partir de alguns fragmentos, Lenine criou a letra e a música da canção que é, na verdade, uma homenagem ao amor fraternal.

"Goretti contou que, um pouco antes do acidente, o Chico tinha voltado da França e estava como em lua-de-mel, apaixonado. Cantava uma música que estava fazendo e que tinha essa peculiaridade. Goretti me abriu o livro de manuscritos dele e me mostrou esses fragmentos. Ela me pediu pra fazer a parceria dizendo: ‘Essa canção tem que ganhar o mundo’. Foi um pedido tão delicado e emocionado, que fui em frente. Samba e Leveza é uma canção dedicada à Goretti", relembra Lenine.

Embora os artistas nunca tenham cruzado suas obras em vida, a faixa é um tributo ao grande nome do mangue beat. “Tenho uma admiração profunda pelo trabalho do Chico e da Nação Zumbi. Eles revolucionaram a música brasileira”, diz.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

JR Tostoi



Ele começou a tocar guitarra aos 13 anos. De lá pra cá, produziu, gravou e tocou com muita gente bacana: Leila Pinheiro, Adriana Calcanhoto, Fernanda Abreu, Lobão, Katia B, Caetano Veloso, Ana Carolina, Pedro Luis e a Parede, Antonio Villeroy, Cabruêra, Lula Queiroga, Pantico Rocha & Marcos Dias, Wander Wildner, Roberta Sá, Lucas Santtana, Zeca Baleiro, Plínio Profeta, Xis, Bid... e a lista não pára por aí.

Paralelamente ao trabalho com Lenine, ele produz artistas e faz trilhas no estúdio que tem em sociedade com Rodrigo Campello, o MiniStereo, que já mostramos aqui no blog. “Comecei a produzir em casa em gravador de fita cassete de 4 canais”, lembra.

Atuante no cenário underground carioca, JR começou em 97 a se interessar na formação de novos conceitos musicais, incorporando cada vez mais a linguagem eletrônica à sua maneira de pensar música. Criou então, junto com Marcello H o Vulgue Tostoi. A motivação para criar o grupo veio da vontade dos dois de encontrar uma maneira de fazer música, em que a pesquisa de sonoridades pudesse gerar novos e inesperados caminhos.



Em Labiata, ele assinou a produção junto com Lenine, mas sem abandonar seu posto de guitarrista. E quer saber como essa história começou? O próprio conta: “Entrei na banda de Lenine na metade de 2000. Comecei produzindo com o Vulgue a faixa 'Relampiando' do álbum 'Na Pressão'. Depois veio 'Ecos do Ão' do 'Falange Canibal' em que ganhamos o Grammy Latino de produção. Agora produzi o novo CD”, diz.

Na semana que vem, mais um perfil da turma que acompanha Lenine. Fiquem ligados! Para finalizar, Tostoi manda um recado para galera:
“Rapaziada, forte abraço!! Quem quiser conhecer mais do meu trabalho: www.myspace.com/vulguetostoi e www.myspace.com/ministereoprod. Beijos. Paz!!”

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Mundo real



JR Tostoi e Denilson Campos no Real World Studios, onde Labiata foi mixado.

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

“Acredite”

"O Céu é muito", uma das faixas assinadas por Lenine e Arnaldo Antunes, ganhou um complemento de última hora. Durante a gravação, Arnaldo se empolgou e... bom, o resultado você confere em Setembro quando Labiata será lançado.
Veja aqui o momento único quando Lenine apresentou para Arnaldo a música.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Arnaldo Antunes



Arnaldo Antunes e Lenine são parceiros antigos. Compuseram juntos
“Rua da Passagem (Trânsito)” presente no álbum “Na Pressão” que ganhou em 1999 o prêmio APCA de “Melhor Álbum de Música Popular”. Dividiram a faixa “Sentimental”, assinada também com Lula Queiroga, que faz parte do CD “Lenine InCité” gravado ao vivo em Paris, na Cité de La Musique. Este álbum inclusive ganhou dois Grammys Latinos e Quatro Prêmios TIM.

Em Labiata, eles dividem “O Céu é Muito” e "Excesso Exceto". Sobre a primeira música, Lenine revela:“É uma letra muito concisa e direta. Diz muito com poucas palavras. É, talvez, a música mais pesada do disco”. Na foto, Lenine e o parceiro, no estúdio MiniStero, RJ.